sexta-feira, 28 de junho de 2013

A utilização da internet e de blogs na educação

Prof. Adão Reinaldo Farias

Com a popularização dos computadores, com o avanço das tecnologias e a propagação da internet, cada vez mais faz-se necessário propor a utilização da internet e dos blogs na educação.
Segundo Nascimento, a escola não pode ignorar a influência da internet na vida das pessoas da sociedade moderna. Ao contrário, a escola pode utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor proporcionar um clima de confiança, abertura, cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor ao estabelecer relações de confiança com seus alunos por meio do equilíbrio, competência e simpatia com que atua. O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados (MORAN,1998).

Segundo Nascimento alguns dos principais ganhos pedagógicos possíveis com a internet são:
Acessibilidade a fontes inesgotáveis de assuntos para pesquisas.
Páginas educacionais específicas para a pesquisa escolar.
Páginas para busca de software.
Comunicação e interação com outras escolas.
Estímulo para pesquisar a partir de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade dos próprios alunos.
Desenvolvimento de uma nova forma de comunicação e socialização.
Estímulo à escrita e à leitura.
Estímulo à curiosidade.
Estímulo ao raciocínio lógico.
Desenvolvimento da autonomia.
Possibilidade do aprendizado individualizado.
Troca de experiências entre professores/professores, aluno/aluno e professor/aluno.

Laboratórios de informática com internet, já estão presentes em muitas escolas do país. Saber utilizar estes recursos de forma que produzam aprendizagem torna-se um grande desafio aos educadores brasileiros .
O computador sozinho não produz conhecimento, é apenas uma ferramenta para ser utilizada como recurso didático, para isso necessita-se de professores preparados e treinados para utilizá-los.
O professor tem que ser o orientador, para que o aluno não se torne um mero digitador e fazedor de cópias (Ctrl+A e Ctrl+C). O aluno tem que ser estimulado a produzir conhecimento através da utilização do computador, pois os software por si próprio não geram aprendizagem.

O aluno deve ser colocado como sujeitos ativos na frente do computador, com as ferramentas tecnológicas servindo de base para a criação. Nesse sentido é importante destacar os blogs, que são publicações coletivas, com comentários abertos ou não, para qualquer participante que deseja se integrar nesta rede; Tanto as publicações (posts) como os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para outras pessoas interagirem ou não, depende da metodologia de utilização que cada grupo definir. Ainda pode-se destacar que o blogs propõem uma abordagem onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta.

Os conhecimentos adquiridos durante os projetos de estudo, bem como as demais
atividades, podem ser registradas no Blog, sendo possível enriquecer os relatos com
links, fotos, ilustrações e sons.
Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar 
boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e 
desenvolver a sua criatividade

Segundo Ferreira os blogs podem:

- Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
- Criação de um jornal on line;
- Divulgação de atividades ;
- Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
- Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
- Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
- Divulgar estudos realizados pelos alunos;
- Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
- Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
- Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
- Elaborar templates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
- Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
- Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
- Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
- Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário