Prof. Adão Reinaldo Farias
Com
a popularização dos computadores, com o avanço das tecnologias e a
propagação da internet, cada vez mais faz-se necessário propor a
utilização da internet e dos blogs na educação.
Segundo
Nascimento, a escola não pode ignorar a influência da internet na
vida das pessoas da sociedade moderna. Ao contrário, a escola pode
utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o
processo de ensino-aprendizagem.
“A
internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela
novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que
oferece. Essa motivação aumenta se o professor proporcionar um
clima de confiança, abertura, cordialidade com os alunos. Mais que a
tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a
capacidade de comunicação autêntica do professor ao estabelecer
relações de confiança com seus alunos por meio do equilíbrio,
competência e simpatia com que atua. O aluno desenvolve a
aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados
(MORAN,1998).
Segundo
Nascimento alguns dos principais ganhos pedagógicos possíveis com a
internet são:
•
Acessibilidade a fontes
inesgotáveis de assuntos para pesquisas.
•
Páginas educacionais
específicas para a pesquisa escolar.
•
Páginas para busca de
software.
•
Comunicação e interação
com outras escolas.
•
Estímulo para pesquisar
a partir de temas previamente definidos ou a partir da curiosidade
dos próprios alunos.
•
Desenvolvimento de uma
nova forma de comunicação e socialização.
•
Estímulo à escrita e à
leitura.
•
Estímulo à curiosidade.
•
Estímulo ao raciocínio
lógico.
•
Desenvolvimento da
autonomia.
•
Possibilidade do
aprendizado individualizado.
•
Troca de experiências
entre professores/professores, aluno/aluno e professor/aluno.
Laboratórios
de informática com internet, já estão presentes em muitas escolas
do país. Saber utilizar estes recursos de forma que produzam
aprendizagem torna-se um grande desafio aos educadores brasileiros .
O
computador sozinho não produz conhecimento, é apenas uma ferramenta
para ser utilizada como recurso didático, para isso necessita-se de
professores preparados e treinados para utilizá-los.
O
professor tem que ser o orientador, para que o aluno não se torne um
mero digitador e fazedor de cópias (Ctrl+A e Ctrl+C). O aluno tem
que ser estimulado a produzir conhecimento através da utilização
do computador, pois os software por si próprio não geram
aprendizagem.
O
aluno deve ser colocado como sujeitos ativos na frente do computador,
com as ferramentas tecnológicas servindo de base para a criação.
Nesse
sentido é importante destacar os blogs, que
são
publicações coletivas, com
comentários abertos ou não, para qualquer participante que deseja
se integrar nesta rede; Tanto
as publicações (posts) como
os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para
outras pessoas interagirem ou não, depende da metodologia de
utilização que cada grupo definir. Ainda
pode-se destacar que o blogs propõem
uma abordagem onde professores de diversas modalidades
de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e
assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão
criando domínio da ferramenta.
Os
conhecimentos adquiridos durante os projetos de estudo, bem
como as demais
atividades, podem ser registradas no Blog, sendo
possível enriquecer os relatos com
links, fotos, ilustrações e
sons.
Os
blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de
registro e para divulgar
boas iniciativas. São estratégias que
visam dar a palavra aos estudantes e
desenvolver a sua criatividade
Segundo Ferreira os blogs
podem:
-
Apresentar
várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em
grupos ou mesmo individual;
-
Criação
de um jornal on line;
- Divulgação de atividades ;
- Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
- Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
- Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
- Divulgar estudos realizados pelos alunos;
- Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
- Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
- Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
- Elaborar templates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
- Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
- Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
- Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
- Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções.
- Divulgação de atividades ;
- Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
- Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
- Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
- Divulgar estudos realizados pelos alunos;
- Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
- Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
- Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
- Elaborar templates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
- Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
- Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
- Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
- Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções.
Referências:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educacao.htm,
acesso em 14/06/2013.
http://www.webartigos.com/artigos/a-utiliza-ccedil-atilde-o-do-blog-na-educa-ccedil-atilde-o/2017/,
acesso em 14/06/2013.
http://www.eca.usp.br/moran/internet.htm
, acesso em 14/06/2013.
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